Não teria como nós, donas do blog, mulheres, não falarmos desse dia que deve ser exaltado mais do que qualquer outro. Para muitos, é apenas um dia comum, mas é de extrema importância. Para conquistar esse 8 de Março, muitas mulheres passaram por coisas horríveis, que a maioria das pessoas não aguentaria. No Dia 8 de março de 1857, operárias de uma fábrica de tecidos, situada na cidade norte americana de Nova Iorque, fizeram uma grande greve. Ocuparam a fábrica e começaram a reivindicar melhores condições de trabalho, tais como, redução na carga diária para dez horas (as fábricas exigiam 16 horas de expediente diário), equiparação de salários com os homens (as mulheres chegavam a receber até um terço do salário de um homem, para executar o mesmo serviço) e tratamento digno. A manifestação foi reprimida com total violência. As mulheres foram trancadas dentro da fábrica, que foi incendiada. Aproximadamente 130 tecelãs morreram carbonizadas, num ato totalmente desumano. Porém, somente no ano de 1910, durante uma conferência na Dinamarca, ficou decidido que o 8 de março passaria a ser o "Dia Internacional da Mulher", em homenagem as trabalhadoras que morreram na fábrica em 1857. Mas somente no ano de 1975, através de um decreto, a data foi oficializada pela ONU.
Ao ser criada esta data, não se pretendia apenas comemorar. Na maioria dos países, realizam-se conferências, debates e reuniões cujo objetivo é discutir o papel da mulher na sociedade atual. O esforço é para tentar diminuir e, quem sabe um dia terminar, com o preconceito e a desvalorização da mulher.
Parabéns.. palavra
simples, mas que oculta muitos sentimentos. Parabéns.. por desde os
primórdios ter que suportar o preconceito e o complexo de
inferioridade. Por não deixar, nem sequer por um minuto, se deixar
abalar. Por ter que cuidar da casa, do emprego, do marido, dos filhos
e ainda assim, continuar bela. Por apesar de ser enganada e magoada
infinitas vezes, ter a capacidade de plantar a esperança em si
novamente. Por conseguir ser linda, sensual e elegante ao mesmo
tempo. Por ter conquistado o espaço que sempre mereceu no mercado de
trabalho. Por ter descoberto a agricultura. Por aguentar que seu
próprio casamento não fosse decidido por você. Por ser insultada
de bruxa. Por sair de roupa curta e ser obrigada a ouvir o disparate
de que está querendo ser estuprada. Por ter sido reprimida pelo próprio
marido, não podendo demonstrar nenhuma sensação de prazer. Por ter
sido considerada como o próprio pecado. Por ter sido excluída da
vida social e política durante tantos anos. Por ainda sofrer em muitos locais, com salários baixos, violência masculina, jornada excessiva de trabalho e desvantagens na carreira profissional. Mas principalmente, parabéns por sua força, que é tão grande, que foi e é capaz de superar todas estas atrocidades.
Muito foi conquistado, mas muito ainda há para ser modificado nesta história. Então nesse dia tão lindo, valorizem suas mães, avós, tias, amigas, irmãs, enfim, todas as mulheres que devem ser tratadas com carinho e respeito.
Parabéns e FORÇA para todas nós
ResponderExcluirhttp://www.rayneon.com.br/
MUITA força, porque para aguentar não é fácil!!!!! beijão e parabénss (Cris)
ResponderExcluirMuita força meeesmo! <3 (ju)
ResponderExcluir